sábado, 24 de novembro de 2007

O Evangelho inconcusso no Espírito Santo

Há um certo paradoxo em pautar assim a mensagem evangélica tal como os Actos no-la apresentam: tanto este "segundo" livro não apenas parece tornar secundário (porém não inútil) o primeiro livro que é o Evangelho,sendo obra de historiador anunciada como tal,parece colocar a História que de antmão,pesquisa e conhecimento do passado num lugar secundário das nossas preocupações,se não das suas.
Para entendermos um tal paradoxo e descobirmos a intenção profunda do livro dos Actos, precisamos de fazer uma reminiscência daquilo que concomitantemente abre este Livro e lhe fixa constantemente a trama: o anuncio e a manifestação do Espírito Santo. Esta é a riqueza para o entendimento que devemos fazer da história no livro dos Actos: em virtude da presença ao Espírito actuando em cada instante da História e em cada crente, a História deixa de ser a simples relacão de factos e de pessoas do passado, para se tornar o espelho do nosso presente.
Olhar o passado e descobrir aí o que hoje vivemos tal como os nossos ancenstrais o viveram na originalidade do seu tempo. a presença e a acção do Espírito.
Em Paulo o Espírito Santo faz crescer a fé.
Vejamos, Paulo vai a Roma por causa de Cesar,Act26,32.
Paulo vai para ser julgado pelo César e chega lá ,já não lhe falam nada disso.
Finalmente o Evangelho permanece do Espírito Santo.

2 comentários:

Anónimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the OLED, I hope you enjoy. The address is http://oled-brasil.blogspot.com. A hug.

Anónimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the TV de LCD, I hope you enjoy. The address is http://tv-lcd.blogspot.com. A hug.